Enquanto este campeonato se encaminha para um final disputado, apesar do baixo nível técnico, o próximo vai chegando marcado por disputas comerciais.
Tem uma confusão danada rondando o Brasileirão 2011. É que a Globo parece não ter desistido de mudar o sistema de disputa, introduzindo um mata-mata no final dos pontos corridos, com os oitos primeiros do turno e returno.
A proposta, já rechaçada por Ricardo Teixeira, tem sido discutida nos bastidores debaixo de muito chumbo trocado. No maior deles, um Bozó (e-eu trabalho na Globo, tá legal?) resolveu dar um balão na CBF e foi falar diretamente com os clubes do Clube dos 13. O Flamengo parece ser o único que se entusiasma com a ideia.
De um lado a Globo diz que o campeonato de pontos corridos é monótono. Teria perdido 20% de audiência na TV aberta nos últimos anos. Mas o ponto central é que teria mais cacife na hora de vender as cotas de patrocínio do Campeonato. Discutível.
De outro a CBF argumenta que a venda de pay-per-view aumenta 30% ao ano e que não se pode reclamar de falta de emoção – vide este 2010.
…
É uma briga em que a CBF fala grosso com um porrete chamado Record nas mãos. A emissora do Bispo está desde pequenininha no leilão que vai definir a geradora do campeonato a partir de 2012.
Sem abrir mão de outras ameaças, como o de colocar o jogo do meio da semana às 19h – que é horário de gente jogar e de gente assistir, né?
Este negócio de pós-novela, 21h50, serve só é bom para a turma da vênus platinada…
…
No fundo de tudo isso, o modelão em que os times brasileiros dependem muito da cota da TV – quando não exclusivamente.
…
O negócio é que este debate começa a aparecer na imprensa de maneira ingênua – o time dos pontos corridos contra o time dos que querem uma final.
E ninguém diz que a briga aí é de “Biuzinesss”, com diria o filósofo do PSJ.
Que vocês acham doentes?




Posts relacionados
23 comentários
Bichão,
Absurdo total voltar ao mata-mata.
Pontos corridos é a fórmula mais justa do futebol e ponto. Não tem mais discussão.
Falou, fiote.
Responder
David Emmanuel Respondido em novembro 4th, 2009 14:39:
Primeiro se futebol fosse justo, seria previsível. Quanto mais previsível um esporte, mais sem graça. Justiça eu deixo pros tribunais, quero é emoção!
Além do mais, essa fórmula está se mostrando perfeita para diluir erros de arbitragem, é só apitar pró time que disputa a liderança, que fica tudo na paz, basta ver as arbitragens de nossos dois últimos clássicos, contra os bambys e porcos e ver como a imprensa em geral tratou essas aberrações.
Responder
Saldações alvinegras galera.
Realmente td é “Biuzinesss” mesmo.
Eu particularmente acho que mata-mata é bem mais emocionante, principalmente pro timão que chega com força sempre e nossa camisa pesa em finais.
Mas não posso negar que seja muito mais coerente pontos corridos, não só pra decisão de quem ganha o campeonato mas de quem é rebaixado tbm.
mas o principal “causo” não é esse, é o q o mano Edsô falou, o marqueting e a bufunfa que é ganha em cima de td isso e esses horarios péssimos de jogo. Quem não tem carro nem tem como ir num estádio durante a semana,jogadores cozinhando debaixo do sol pela mudança do horario de verão, etc…
Responder
Eu acho que mata mata é mais emocionante, mas pontos corridos é mais justo, basta lembrar que em 2002 as sardinhas da baixada levaram o titulo da gente, chegando em oitavo lugar no mata-mata.
Mas sinceramente, a Copa do Brasil é o campeonato mais emocionante que existe, eu fico estressado pra caraca quando vejo jogo mata-mata. Mas não é campeonato pra cardíaco.
Não tem igual !
Responder
David Emmanuel Respondido em novembro 5th, 2009 10:48:
Charles, o time da baixada levou se classificando na bacia das almas na última rodada, graças a um resultado alheio. Mas qual foi o melhor time daquele campeonato?
Na seleção, todos dizem que devem se convocar os jogadores que estão em melhores momento, no mata-mata ganha o clube quem está no melhor momento.
Volto a insistir, em pontos corridos é muito fácil diluir resultados. Veja só o exemplo de ontem (6/10), não ter assinalado uma clara penalidade a favor do Grêmio, não fez diferença alguma pro time gaúcho, se o juizão marcasse a chiadeira tricoflor-paulista iria ser alta. Mas se o Grêmio estivesse disputando uma vaga entre os oito a história seria completamente diferente. E o barueri? Teria entregue o jogo no final de semana?
Responder
Eu sou a favor do mata-mata.
Mas não quero que mude por causa que uma emissora de tv quer, adecisão tem que vir da CBF
Responder
A globo abusa muito, põe jogos em horários ridiculos e os antecipa como bem entender. Pena q a CBF é vendida e cheia de corruptos pois, não faria um contrato dando tanta liberdade as emissoras.
E a Record fará o mesmo que a Globo faz se tiver a mesma liberdade…
Infelizmente muits coisa gira em torno de dinheiro, haja visto a burrice da diretoria de Corinthians e Palmeiras q preferem jogar no calor infernal de Presidente Prudente, ao invés de outro lugar.
Se uma emissora der um dinheiro a mais esses ganaciosos aceitam jogar até debaixo do sol do meio dia.
Responder
“como o de colocar o jogo do meio da semana às 19h – que é horário de gente jogar e de gente assistir, né?”
desculpa mas pra quem mora em são paulo, chegar pra ver um jogo que começas as 19 é impossivel. Quem vai pro estadio teria que chegar pelo menos as 18:30 (isso pra sentar la no fundo e olhe lá). Então 19h não é horario de gente assistir, a não ser que seja desempregado, vagabundo ou sei la o que.
Quato ao sistema de mata mata no final eu tambem sou a favor. Final é bem mais loco, consagra o time, jogadores…Vide esses ultimos campeonatos dos bambis…ng nem lembra dos jogadores, dos jogos…
Responder
Edson Respondido em novembro 4th, 2009 14:46:
Verdade, Rafael. Para jogos em São Paulo o negócio é marcar as 20h30, 21h. Mas 21h50 é demais, né? E a manada que acorda cedo?
Quer dizer, tudo isso é exercício teórico, pq a gente não manda lhufas nisso. A Globo é quem diz o que fazemos e ponto final.
Acho ninguém lembra dos jogos, dos jogadores bambinos porque o campeonato é de baixo nível – que é outro problema…
Responder
Aqui no Brasil não tem como não ser mata-mata:
1. Pontos corridos diluem os erros de arbitragem (vide Chorolados em 2005 que ganharam 15 pontos na mao grande e ainda queriam reinvidicar o nosso Tetra) sem nada muito absurdo é só ir levando aos poucos.
2. Pontos corridos dá margem pra sacanagens do tipo visto nesse fds (mala rosa pro Barueri)
3. No Brasil os times se formam ao longo do campeonato.
4. Quem quer justiça procure os tribunais, esporte é emoção.
5. Os maiores campeonatos do mundo são playoffs: Copa, Champions, Mundial, Eurocopa, NBA, NHL, NFL…
6. A audiencia da Globo só reflete o que o telespectador dela quer assistir, se ela esta brigando pelo mata mata é porque as pessoas se interessam muito mais por jogos decisivos (vide os jogos do Corinthians na Copa BR 08 e 09).
7. Jogos em mata mata são os que ficam na historia. Todos se lembram dos epicos duelos de 90/98/99, mas alguem ai fala um jogo que ficou na historia em 2005 (fora os 7 a 1)?
8. Para alguem falar que este campeonato está emocionante não deve se lembrar dos anos 90 quando o país parava nos meses de novembro e dezembro completamente envolvido com os playoffs, mesmo quando não era o seu time. Alguem vai ficar acordado até meia noite hoje secando os bambis em um jogo que talvez nem valha nada?
Enfim o que nao faltam sao argumentos pró mata-mata. O que não se pode é ir na onda do bambi-mor Juca Kfurada de que pontos corridos é um sucesso e uma verdade absoluta.
Edson, o texto esta interessante, mas vc ficou meio em cima do muro.
Jogos as 21.50 tb sao ridiculos, mas ai já é outra historia.
Responder
Edson Respondido em novembro 4th, 2009 18:00:
Verdade Luiz, fiquei meio no muro mesmo. É que, na verdade, este não é um tipo de tema
sobre o qual eu tenha uma opinião apaixonada.
Sei lá, tanto faz o sistema. O que eu queria era mostrar os movimentos dos bastidores.
Tendo à continuidade dos pontos corridos, já que temos um campeonato mata-mata (Copa do Brasil)e acredito que a estabilidade do formato dos campeonatos favorece o investimento nos clubes.
Hoje, o mata-mata só serve mesmo é pra Globo.
Responder
Bruna F. C. Respondido em novembro 5th, 2009 8:38:
Aí sim gostei do argumento, tbm acho mais emocionante o sistema do mata-mata, mas realmente por pontos corridos favorece a estruturação dos clubes, de todos os portes.
Na minha modesta opinião, o melhor sistema é o do Campeonato Paulista, com semifinal e final com confronto direto.
Responder
Luiz SCCP Respondido em novembro 5th, 2009 9:04:
Cara pra mim essa historia de planejamento é lenda do Juca Kfouri. Nos principais campeonatos do mundo, os times planejam seu ano considerando que vão chegar em um determinado ponto do campeonato e quando não acontece precisam rever os planos, já se vão além do planejado podem melhorar o time no ano seguinte.
O Mata-mata é mais rentável para os clubes que passam da 1a. fase e dependendo do formato fica na mesma para os que não passam.
Responder
Samuel Respondido em novembro 6th, 2009 11:49:
Luiz,
Concordo contigo. Muito boas suas ponderações.
Meu único senão é porque a reinvindicação parte da globo.
E a globo não dá ponto sem nó.
Se o movimento pró-volta viesse dos clubes e com força pelos torcedores, aí sem dúvida.
Como vem de bastidores, aí tem que ficar esperto.
Edson, licença para propaganda: visitem meu blog http://www.timaoblogfiel.blogspot.com
Valeu!
geise araújo Respondido em novembro 5th, 2009 15:01:
Concordo com o Luiz.
remia a melhor estrutura,os times mais organizados,quem mais fez por merecer,agora uma pergunta.Qual o time está fazendo por merecer ganhar esse campeonato? Quem está mantendo uma regularidade ao ponto de fazer por merecer ser campeão?
Quando o assunto é pontos corridos os defensores se apressam logo em afirmar que
Creio que independentemente da opção pessoal por pontos corridos ou mata-mata deva reinar o respeito pelas opiniões divergentes.
No meu caso, eu acho o sistema de pontos corridos muito chato,longo,cansativo ,mais fáceis à manipulação de resultados tanto por árbitros quanto por clubes(mala branca),e fora que não tem emoção alguma …
O Brasileiro é na sua essência,um povo emocional,se envolve,sofre com seu clube,prova disso são os números baixos de audiência da poderosa(tirando o timão,é claro) E mim desculpe,mas ganhar títulos sem uma final não tem graça alguma.
Então,eu sou favorável á volta do Mata-mata,só,como disse muito bem o Edson no seu post, o que importa de verdade é somente o “Businesss” nada mais.
Responder
ABAIXO A GLOBO
VIVA O CORINGÃO
E
AGORA AS CONQUISTAS SERÃO INTERNACIONAIS.
Responder
Que m… estão falando que contrataram Tcheco, amigo do Mano, quando a gente esperava Riquelme, ou um nome fera.
Com esse cara nao vamos pra lugar nenhum…que vc acha disso mano Edson?
Responder
Eder Menezes Respondido em novembro 5th, 2009 11:38:
tambem keria saber do tcheco o q acham
Responder
Juliano Serpeloni Respondido em novembro 5th, 2009 15:33:
É complicado… Não chego nem aos pés do Edson, mas vou dar meu pitaco. Só essa semana já cogitaram uns 30 nomes pro Corinthians pro ano que vem. Tem neguinho falando em Riquelme, Iarley, Dodô, Roberto Carlos, Borges, Ralf, Tcheco, Juan. Cada nome… Todo mundo quer jogar a libertadores.Fico pensando como é que fica a cabeça do grupo atual, daquela galerinha que ralou na segundona tipo, Jorge Henrique, Elias, Chicão. E a gente sabe que não vem quase ninguém no fim das contas. E se vier, quem vai pagar essa continha? Vamos colocar patrocínio no avesso da nossa camisa? Vender cueca do timão, camisinha da gaviões, coador de café com a cara do Defederico…?
Não quero ver meu time completamente falido se perdermos a Libertadores. É hora de refletir e contratar bem.
Responder
O sistema que eu prefiro é o de pontos corridos com turno e returno e final entre os campeões dos turnos, se forem diferentes. O campeonato é longo e os times vão se modificando com as contusões e negociações de jogadores. Daí, tem mais chance de reviravoltas e mais emoção na decisão, sem prejudicar o time de maior regularidade. Mas a tapetada que a Globo está querendo dar no campeonato é absurda e sou totalmente contra.
Responder
Pessoal,
Alguém assistiu essa reportagem que passou na ESPN Brasil sobre o “Corinthian Casuals” time que deu origem ao nome do nosso coringão?
Quem não assistiu assista, é emocionante.
Taí o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=KbTbfo4jxAo
Responder
Bruna F. C. Respondido em novembro 5th, 2009 16:14:
Muito bom mesmo, de arrepiar..
Responder
Mata-mata só beneficia a Globo e mais ninguém. O que sustenta os clubes é a televisão, e os clubes que não ficam entre os oito melhores em esquema de mata-mata fica sem receita da TV por quase dois meses.
Esses poucos anos de pontos corridos já nos mostrou uma coisa, ganha quem está melhor preparado e quem planeja. Não tem mais espaço para azarão em campeonatos de pontos corridos, basta observarmos que só time grande ganhou até hoje.
Não que eu seja a favor de que somente os grandes ganhem, mas pontos corridos distribui melhor o dinheiro.
O mata-mata é mais emocionante???…Claro que é, mas nós já sentimos essa emoção na copa do Brasil, no Paulista e ano que vem sentiremos na Libertadores.
Responder
Deixe seu comentário